quarta-feira, 24 de junho de 2015

MUSEU FUNICULAR

O Funicular de Paranapiacaba ou Elevador de Paranapiacaba foi um funicular que funcionou em Paranapiacaba, Santo André, Estado de São Paulo no Brasil construído para tracionar trens em uma subida a 796.600 metros de altitude, operou até a década de 1980 com a decida completa da serra sob jurisdição inicial da SPR São Paulo Railway, subsequentemente EFSJ Estrada de Ferro Santos Jundiaí, Companhia Paulista, FEPASA e RFFSA, e sob jurisdição da ABPF até 1994 com um passeio turístico até o 4° Patamar do Segundo Sistema. Todo o sistema foi construído pela empresa SPR que foi fundada da Inglaterra por Irineu Evangelista de Souza quando buscava verba para construção de ferrovias no Brasil, fundou com a verba de acionistas da Europa. Inicialmente o sistema foi utilizado para o transporte de café da cidade de Jundiaí ao porto de Santos. Hoje já não opera e faz parte do Museu Tecnológico Ferroviário do Funicular, mantido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.




PRIMEIRO SISTEMA DO FUNICULAR 
Entrou em operação em 1867, onde 7,5Km de serra fora divididos em 4 patamares com a inclinação de 10 graus, operava com capacidade de carga de 60 toneladas, tracionadas pelas 4 máquinas fixas, 1 a cada patamar, e a composição rodante onde operava o maquinista chama se Serra Breque, que não possuía sistema de tração própria, funcionava com um sistema de contrapeso como nos elevadores, enquanto uma composição subia, a outra descia com peso equivalente puxando a que subia para cima, não foi usada para o transporte de passageiros, e foi muito utilizado como contrapeso a água que é abundante da região e era utilizada para abastecer as caldeiras ao longo da serra. Foi descontinuado em 1970 onde passava o leito original deu lugar ao sistema Cremalheira Aderência que entrou em operação em 1974.


SEGUNDO SISTEMA DO FUNICULAR
Com a alta demanda pela ferrovia em 1890 foi necessário a construção de uma nova linha, que ficava paralela a linha do primeiro sistema, e com umas atualizações que permitiram aumentar a capacidade de carga para 120 toneladas, sendo estas a divisão da serra em 5 patamares, a utilização de máquinas fixas maiores, e a composição rodante ganhou um motor a vapor, o que permitia com que ela fizesse manobras no pátio, também ganhou uma peça chamada tenaz que permitia que a composição engatasse sozinha no cabo, e recebeu o nome de Locobreque, e passou a utilizar um sistema parecido com o dos teleféricos onde o cabo passou a ser contínuo, por fim a decida da Serra que passou a ter 10,5Km fez com que a inclinação diminuir para 8 graus.

Um comentário:

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