quarta-feira, 24 de junho de 2015

Os líquens são indicadores ambientais que indicam o ar puro. É uma associação entrefungos e algas em que as algas fornecem alimento ao fungo e o fungo fornece água e sais minerais a alga. Essa associação é chamada de Mutualismo.                                                                                                                      




Essa imagem mostra líquens em um tronco de uma árvore.










Além dos líquens, há as aranhas-aquáticas que mostra que a água esta pura e limpa.


O DESTINO FINAL DO LIXO:
O destino final do lixo em Paranapiacaba é a coleta seletiva.
 Esse tipo de destino final do lixo é importante para previnir a ploriferação de doenças.

RELAÇÕES ECOLÓGICAS:
Paranapiaaba é uma Vila que possuí uma área de proteção ambiental, possuí uma grande variedade de espécies, tanto na fauna quanto na flora e espécies endêmicas da região, ou seja, que só existem em Paranapiacaba. Temos como exemplo a Aranha de Paranapiacaba, que é um animal de estudo e os bagres de Paranapiacaba. Dos 100% da Mata Atlântica, só restam 8% que em 1500 cobria 80% de SP e 100% do RJ.  A maioria das espécies da Mata Atlântica é extinta pelo Habitat e suas espécies são endêmicas.

MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO:
Nessa mata, os animais que morrem, viram alimento aos fungos, deixando o solo mais rico em nutrientes.Um solo adequado deve possuir um pouco de cada um dos três tipos de solos: argiloso, arenoso e humífero. O solo da Mata Atlântica é muito raso (80 até 100m) e ácido. Esfágino é um musgo que está em extinsão e ele indica um solo ácido e úmido.


CURSO D' ÁGUA:
Os ingleses tiveram o cuidado de decantar a água. A decantação da água era ao ar livre. A água depois que passada por todo esse processo, era distribuída pelos canos que levavam a água às moradias. Quem cuidava da decantação era o Núcleo de Interpretação Olho d' Água. Hoje, milhões de pessoas sofrem com a falta de água potável. O Brasil abrange cerca de 18% de toda a água doce do mundo. Estima-se que a Terceira Guerra Mundial será causada pela falta de água doce.

AÇÃO ANTRÓPICA DA TRILHA:
Na trilha, existe espécies de animais, como a cobra coral: uma cobra coral com o nariz branco é uma cobra falsa e uma cobra coral com nariz preto é uma cobra verdadeira.
A trilha também está na área de proteção ambiental e nessa trilha há uma nascente de um rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário